Call: 217574465/66 | Email: alvamed@sapo.pt

Acupunctura

O que é a Acupunctura?

É uma forma de tratamento na qual são introduzidas agulhas metálicas muito finas em locais específicos do corpo.

 Como funciona?

A Acupunctura estimula as terminações nervosas na pele, músculo e outros tecidos. Esta estimulação vai atuar em todos os níveis do sistema nervoso e induz a libertação de várias substâncias (endorfinas, hormonas) dentro do organismo.

Em que patologias está indicada a Acupunctura?

A Acupunctura tem demonstrado eficácia no tratamento de vários tipos de dor músculo-esquelética incluindo a de origem articular e a causada por tensão muscular crónica ou lesões desportivas:

  • dores nas costas (lombalgias)
  • dores na anca
  • dores nos joelhos
  • dores nos ombros
  • dores de cabeça (cefaleias).

É eficaz no tratamento das náuseas e vómitos da quimioterapia e do pós-operatório.

Existem outras situações em que a Acupunctura tem demonstrado bons resultados, como por exemplo, nos problemas funcionais dos intestinos ou da bexiga (cólon irritável, cistite intersticial), nas dores menstruais (dismenorreia), nos sintomas da menopausa, na enxaqueca e nalgumas formas de rinite e sinusite.

Tem sido utilizada na desabituação tabágica por melhorar os sintomas da abstinência da nicotina.

A Acupunctura é segura?

A acupunctura é geralmente muito segura. As complicações mais comuns são pequena hemorragia ou equimose (nódoa negra) no local onde foram introduzidas as agulhas. As complicações graves (infecções, lesão de nervos, de vasos ou de órgãos) são muito raras (menos de 1 em cada 10 000 tratamentos).

Na Alvamed a acupunctura é realizada por médicos com formação específica em Acupunctura Médica reconhecida pela Ordem dos Médicos.