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Hérnias da Parede Abdominal

Hérnias da Parede Abdominal

O que é uma hérnia

                A hérnia é um defeito ou fraqueza da parede abdominal, que permite que o conteúdo abdominal se insinue e faça procidência na parede abdominal

Tipos de Hérnias

    Existem vários tipos de hérnias da parede abdominal

  •  Umbilical

 

 

 

  •   Crural ou femoral

  •   Incisional

  •   Inguinal

 

  •  Spigel

Como saber se tem uma hérnia

A hérnia pode ser assintomática, causar ligeiro desconforto local e observar uma saliência na zona da hérnia

Como surgem as hérnias

As hérnias aparecem devido à fraqueza da parede abdominal; há factores que favorecem o seu aparecimento, tais como exercícios físicos exagerados, como o levantamento de pesos, obesidade, tosse, doenças pulmonares crónicas e ainda esforço exagerado durante a defecação e micção.

O que pode fazer para prevenir as hérnias

Não é possível evitar o aparecimento de uma hérnia

Quando deve consultar um médico

Mal se aperceba que pode ter uma hérnia deve consultar o seu médico. O seu conselho permitir-lhe-á tratá-la convenientemente

O que acontece se uma hérnia for ignorada

A complicação mais importante é o estrangulamento, que obriga a uma intervenção cirúrgica de urgência

Tratamento

O único tratamento eficaz é a intervenção cirúrgica, que deve ser efectuada antes de surgirem as complicações

 

Pós operatório

Normalmente o internamento é curto (24H), podendo ser feito em ambulatório e a recuperação é normalmente rápida.

 

Cuidados pós operatórios

  • repouso relativo

  • controlo da dor

  • controlo da obstipação

  • não conduzir durante 1 a 2 semanas

 

Recuperação Física pós operatória

A recuperação pós operatória deverá ser feita de forma gradual e progressiva

É aconselhável pedir apoio a um profissional com treino em recuperação física

  • Semana 1

    • caminhar

    • exercícios de alongamento

  • Semana 2

    • exercícios de cardio

    • bicicleta elíptica

    • alongamentos

    • natação

  • Semana 3

    • iniciar exercícios com pesos leves

    • alongamentos

  • Semana 4

    • iniciar desporto

  • Semana 5

    • manter o esquema das semanas 2, 3 e 4

    • aumentar os pesos de forma progressiva

  • Semana 6

    • aumentar o ritmo dos exercícios e os pesos