Call: 217574465/66 | Email: alvamed@sapo.pt

Reeducação perineo-esfincteriana

A reeducação perineo esfincteriana (exercícios de Kegel) é uma terapêutica de fisioterapia que permite melhorar a função muscular do pavimento pélvico.

Os exercícios consistem na contracção dos músculos do pavimento pélvico, que permitem um melhor controle da função urinária, defecatória e sexual.

A aprendizagem destes exercícios é simples, mas deve ser orientada por um terapeuta especializado nesta área. A contracção correcta destes músculos permite o fortalecimento do pavimento pélvico.

É função do terapeuta ensinar a forma correcta de contracção dos músculos perineais, orientar os exercícios que deverão ser executados pelo doente, monitorizar os resultados e definir o ritmo dos exercícios de acordo com a progressão registada.

Após a aprendizagem correcta é possível executá-los no domicílio.

Os exercícios de Kegel permitem melhorar:

·  incontinência urinária

  • o  de stress (exercicio físico, tosse, riso)
  • o  pós parto
  • o  pós operações (próstata, histerectomia)
  • o  envelhecimento

·  incontinência fecal

·  decréscimo da resposta sexual, tanto feminina como masculina

·  prolapso dos órgãos pélvicos

 

BIOFEEDBACK

 

No biofeedback os exercícios efectuados no treino de reeducação perineo esfincteriana são registados e visualizados em tempo real, possibilitando que o doente se aperceba da eficácia das contracções efectuadas.

Com esta técnica é mais fácil ao terapeuta transmitir os ensinamentos, permitindo uma melhor colaboração do doente.

A conjugação dos exercícios de Kegel com o biofeedback permite uma melhor e mais rápida aprendizagem, com consequentes melhores resultados.

Este treino pode e deve ser feito em todas idades.

Nunca é tarde para recuperar a tonicidade dos músculos do pavimento pélvico.

Notas:

Muitas mulheres têm problemas do pavimento pélvico, tanto incontinência urinária como fecal e prolapso dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e recto), sofrendo em silêncio sem procurarem ajuda especializada