A reeducação perineo esfincteriana (exercícios de Kegel) é uma terapêutica de fisioterapia que permite melhorar a função muscular do pavimento pélvico.
Os exercícios consistem na contracção dos músculos do pavimento pélvico, que permitem um melhor controle da função urinária, defecatória e sexual.
A aprendizagem destes exercícios é simples, mas deve ser orientada por um terapeuta especializado nesta área. A contracção correcta destes músculos permite o fortalecimento do pavimento pélvico.
É função do terapeuta ensinar a forma correcta de contracção dos músculos perineais, orientar os exercícios que deverão ser executados pelo doente, monitorizar os resultados e definir o ritmo dos exercícios de acordo com a progressão registada.
Após a aprendizagem correcta é possível executá-los no domicílio.
Os exercícios de Kegel permitem melhorar:
· incontinência urinária
- o de stress (exercicio físico, tosse, riso)
- o pós parto
- o pós operações (próstata, histerectomia)
- o envelhecimento
· incontinência fecal
· decréscimo da resposta sexual, tanto feminina como masculina
· prolapso dos órgãos pélvicos
BIOFEEDBACK
No biofeedback os exercícios efectuados no treino de reeducação perineo esfincteriana são registados e visualizados em tempo real, possibilitando que o doente se aperceba da eficácia das contracções efectuadas.
Com esta técnica é mais fácil ao terapeuta transmitir os ensinamentos, permitindo uma melhor colaboração do doente.
A conjugação dos exercícios de Kegel com o biofeedback permite uma melhor e mais rápida aprendizagem, com consequentes melhores resultados.
Este treino pode e deve ser feito em todas idades.
Nunca é tarde para recuperar a tonicidade dos músculos do pavimento pélvico.
Notas:
Muitas mulheres têm problemas do pavimento pélvico, tanto incontinência urinária como fecal e prolapso dos órgãos pélvicos (útero, bexiga e recto), sofrendo em silêncio sem procurarem ajuda especializada